20 de março de 2018

24 MARÇO / Sábado

“Um Espectáculo de COMMEDIA DELL’ARTE”
por MARI & CRUPI THEATRE COMPANY (Austrália e Portugal)

M6 | 50min

24 MARÇO (Sábado)
Espaço Animateatro
21H30

+ evento facebook


Sobre
Pretende-se que o espetáculo promova a tradição da Commedia dell´Arte no séc. XXI. Através do uso dos quatro aspetos principais da Commedia – o uso de máscaras, personagens-tipo (fixo), multilinguismo e improvisação como método – criámos um conto original baseado nas linhas dramatúrgicas da Commedia tradicional. Integrando referências contemporâneas, técnicas de ator a “solo” (neste caso um “duo”), e uso de diferentes línguas (e não apenas regionalismos italianos) pretendemos dar um “toque” contemporâneo a uma antiga forma de arte.
Dois atores interpretam 13 personagens neste conto épico de reinos inimigos, amores impossíveis e uma floresta cheia de criaturas míticas, baseado no estilo Pastorale – Boschereccia da Commedia dell´Arte. Os estilos da Commedia dell´Arte foram igualmente fonte de inspiração para o repertório de Shakespeare. O estilo Pastorale – Boschereccia em particular foca-se nas aventuras em bosques/florestas e foi inspiração para Sonho de Uma Noite de Verão, por exemplo. Usando improvisação como método e transparência cénica como técnica para contar a história, Mariana Dias (Portugal) e Andrew Crupi (Itália/ Austrália) transformam-se dinamicamente entre múltiplas personagens. Os arquétipos Zanni (Criados), Vecchi (Velhos) , Capitano. Innamorati (Amantes), mas também Reis, Rainhas, Sátiros, Ninfas, Gigantes e até Amazonas, todos ganham vida neste espetáculo interativo e divertido. Estreado na Austrália para o 2016 Adelaide Fringe Festival, e após um Tour pela Austrália do Sul, Mari & Crupi trazem agora este espetáculo a Portugal e
Europa. Juntem-se para vários Lazzi , máscaras tradicionais de Commedia, Tangovaccio, Slapstick, Lutas cómicas de cena, interação, participação do público, e muita diversão!

Sinopse
Um espetáculo de Commedia dell´Arte é um conto sobre dois reinos rivais, o reino de Cima (Up) e o reino de Baixo (Down) que vivem à beira de uma floresta selvagem e perigosa, ambos semelhantes em indignidade e pobreza iminentes. Estes dois reinos estão finalmente prestes a “remendar” a sua relação com um casamento de conveniência entre os dois e unir-se num único Super Reino. A Rainha de Cima (Up) e o Rei de Baixo (Down) odeiam-se há muito tempo, mas os seus filhos, a Princesa de Cima e o Príncipe de Baixo apaixonaram-se perdidamente e anseiam que os seus pais anunciem finalmente o seu casamento. Infelizmente, este não é o desejo dos pais e, como tal, muitas peripécias estão prestes a acontecer. E aqui começa a nossa história. Era uma vez…

Ficha Técnica e Artística
Encenação, Guião, Produção, Interpretação, Coreografia: Andrew Crupi e Mariana Dias

Sem comentários: